Se você tem buscado opções de crédito seguro, rápido e com melhores taxas, o empréstimo com garantia de veículo pode ser um bom atrativo. Conhecido também como refinanciamento de veículo, esse tipo de empréstimo tem o processo bastante parecido ao do empréstimo com garantia de imóvel, mas com o principal diferencial de que o crédito a ser contratado será proporcional ao valor do veículo colocado como garantia.

O valor do crédito pode variar entre 50% a 90% do valor do veículo, que geralmente pode ser carro, moto ou caminhão. Ah, quanto mais novo for o veículo, melhor será a taxa de juros oferecida.

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

Nessa modalidade de crédito, você deixa o seu veículo (que deve estar com pelo menos 50% do valor quitado) em alienação fiduciária, que é o processo que permite que seu veículo seja utilizado como garantia no ato da contratação do empréstimo.

Para contratação do empréstimo você passará pela etapa de análise de crédito. Mas calma, mesmo com essa análise, essa modalidade de empréstimo pode ser liberada para quem está negativado, já que é muito utilizada justamente para quitar dívidas em momentos de aperto. 

Logo após a aprovação do crédito, a contratação passa por análise jurídica e vistoria do veículo. Nessa etapa é feita uma análise do histórico do veículo para saber se não há nenhum tipo de dívida atrelada a ele, como financiamento ou multas pendentes, por exemplo. Em seguida é realizada uma vistoria física ou online do veículo, para se ter certeza de que está em boas condições, tanto estrutural quanto das suas peças.

Quais veículos são aceitos?

Você pode refinanciar qualquer veículo, desde que ele esteja dentro de algumas regrinhas pré-estabelecidas:

  • O veículo precisa estar em bom estado de conservação e funcionamento;
  • Será feita uma vistoria do veículo para avaliar qual seu real valor como garantia;
  • O veículo deve estar em nome do tomador do empréstimo;
  • É preciso que o bem esteja com pelo menos 50% quitado e sem outra dívida.

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Menos burocracia

Os documentos necessários para a contratação desse tipo de empréstimo são super simples e de fácil acesso para qualquer pessoa. Isso acelera muito o processo e facilita muito a contratação do empréstimo.

Prestações que cabem no seu bolso.

Como você vai adquirir uma valor relativamente alto (lembrando que ele será proporcional ao valor do seu veículo, entre 50% e 90%) rapidamente, é importante prestar atenção nas parcelas desse empréstimo. Elas irão variar de acordo com o prazo em que você pretende pagar o empréstimo. Normalmente as parcelas são pequenas e ajustadas ao seu bolso, mas é possível negociar condições diferentes para conseguir quitar a dívida sem se afogar. 

Taxas e prazos atrativos

Os juros em contratações de empréstimos e financiamentos normalmente são mais altos, enquanto no empréstimo com bem em garantia você está dando uma garantia física, essas taxas podem ser reduzidas de maneira expressiva. 

Quais as desvantagens do empréstimo com garantia de veículo?

O primeiro ponto é ficar atento ao fato de que, mesmo conforme estabelecido na alienação fiduciária em contrato que você possa usufruir do seu bem alienado, você não poderá vendê-lo no caso de uma emergência, pois ele será de propriedade do banco ou instituição financeira.

Caso haja inadimplência no pagamento das prestações do seu contrato, a instituição poderá tomar o seu veículo como forma de pagamento pelo empréstimo. 

Vale mais a pena contratar empréstimo com ou sem garantia veicular?

O empréstimo com garantia, pode ter taxas mais baixas já que envolve um bem na negociação. Ou seja, você pode pegar menos pelo empréstimo devido aos juros reduzido nas prestações. Mas, caso não consiga pagar as parcelas, você pode perder seu bem para o banco.

Já no empréstimo sem garantia, você não precisa colocar um bem como precaução, o que é ideal se você não tem um bem quitado ou não pode colocá-lo em risco. Porém, a instituição pode cobrar juros mais altos e na prática, isso significa que você vai pagar um valor maior pelo empréstimo.

Fonte: Guia Bolso