Orientação do órgão é que o contribuinte use somente o site da Receita Federal, programa e aplicativo oficiais

A Receita Federal emitiu um alerta indicando que criminosos estão induzindo usuários a baixar e instalar aplicativos falsos para a declaração do Imposto de Renda (IR). O período para a entrega da declaração do IR de 2024 começou no dia 15 de março e criminosos se aproveitam da temporada para tentar aplicar uma série de golpes.

O golpe dos aplicativos falsos foi descoberto pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov). O comunicado da Receita diz que campanhas maliciosas fazem com que os usuários instalem apps falsos a partir das lojas para dispositivos móveis, como a Google Play Store (Android) e a App Store (iOS).

Segundo a Receita Federal, os aplicativos são muito parecidos com o original, inclusive reproduzindo a logomarca. Quem usa a versão dos golpistas acaba tendo os dados roubados, como nome completo, número de documentos e dados financeiros.

Para evitar cair em um desses golpes, o órgão recomenda que o cidadão somente use o site oficial da Receita. Na página, é possível baixar o programa oficial do Imposto de Renda, fazer a declaração online ou baixar o aplicativo. Para baixar diretamente no smartphone, o aplicativo está disponível neste link para Android e neste link para sistemas iOS (Apple).

Fonte: Jornal Estadão
22 de abril de 2024