Segundo o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda está em estudo uma possível antecipação do pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o primeiro semestre deste ano.

O abono foi antecipado nos últimos três anos, sendo pago em duas parcelas em abril e maio. A intenção do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, era minimizar os impactos provocados pela pandemia de Covid-19 nesse público.

Pela regra normal, o pagamento do 13º para aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS é realizado da seguinte maneira:
  • 1ª parcela em agosto
  • 2ª parcela em novembro.

Também têm direito ao 13º salário do INSS as pessoas que entraram em licença-maternidade, quem recebe o auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Já quem recebe benefícios assistenciais como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não são contemplados com o 13º salário.

13° salário do INSS: Lula ainda indeciso quanto a antecipação – Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias.

O PL 4367/20 foi apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT) em agosto de 2020, em plena pandemia da Covid 19. Na época, a intenção era que o benefício desempenhasse um apoio financeiro para os segurados durante a crise sanitária.

Lá se vão quase dois anos e nada aconteceu. Os beneficiários da autarquia ainda estão esperando pela liberação do 14º salário. Muitos deles desejam que o valor seja pago de forma retroativa pelas dívidas realizadas ao longo de 2020 e 2021, quando o Brasil ainda estava enfrentando os momentos mais difíceis da pandemia.

Porém, no ano passado, no mês de junho, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), retirou a proposta de pauta, o que levou o processo de tramitação a voltar ao começo.

O que significa que não existe nenhuma expectativa de acontecer em 2023 a liberação do 14º salário para aposentados do INSS. Para os segurados do INSS, esse abono extra, virou uma promessa não cumprida até agora.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Fonte: Jornal Contábil