Dicas para um planejamento financeiro pessoal que comporte uma poupança

Para realizar o planejamento financeiro pessoal e direcionar a sua poupança, é importante que tenha clareza sobre seus objetivos, ainda que a sua situação financeira não esteja favorável.

No entanto, não basta apenas saber qual é o seu objetivo, você precisa construir um novo caminho e para isso precisa encarar a realidade de suas finanças.

Sendo assim, neste primeiro momento você precisa realizar o mapeamento da sua situação atual, elaborar estratégias para a redução de custo e direcionar valores para a poupança.

Mapeamento da sua realidade #1

Naturalmente, muitas pessoas quando estão endividadas não têm controle sobre a sua realidade financeira. Por isso, esse mapeamento é fundamental e não é nada complicado.

 Você pode baixar um aplicativo de finanças pessoais ou administrar uma planilha. Bem como, pode fazer suas anotações em uma agenda, pois o importante é que você insira os dados e faça o devido acompanhamento.

Sendo assim, você precisa mensurar as suas dívidas atuais, bem como, você deve ter clareza sobre os seus custos fixos e os custos variáveis. Tal como ocorre no fluxo de caixa de uma empresa, você precisa controlar os valores de entradas e saídas. Assim sendo, poderá direcionar valores fixos para uma poupança.

custos fixos são seus custos de vida referentes às suas contas de consumo, por exemplo. Já os custos variáveis são todos os demais.

 Estratégias para a redução de custo #2

Geralmente, a redução de custos diz respeito aos custos variáveis. Sendo assim, você pode realizar algumas pequenas estratégias que podem diminuir o seu custo de vida em longo prazo. São mudanças que tornam possível direcionar valores para uma poupança, apenas pela troca de hábitos.

Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, trocar uma conta bancária tradicional por uma conta em uma fintech. Bem como, você pode diminuir o volume de pedidos de refeições pelo aplicativo delivery. São pequenos ajustes que você pode fazer em sua rotina que reduzirão o seu custo de vida.

 Direcionar valores para uma poupança #3

O direcionamento de valores para uma poupança deve ocorrer mesmo que você esteja no início do seu planejamento financeiro pessoal. Isso porque a ideia neste primeiro momento é que você alimente o hábito da poupança. Ou seja, direcione um valor para a poupança, nem que seja um valor baixo.

Dessa forma, posteriormente, conforme a sua situação financeira melhorar, você tende a alimentar a poupança com valores mais expressivos.

Portanto, a forma como você lida com o dinheiro está muito ligada ao seu hábito, independentemente do valor de sua renda. Sendo assim, conforme aderir a hábitos mais saudáveis para suas finanças, irá obter maiores resultados, ainda que sejam perceptíveis apenas em longo prazo.

Fonte: Notícias Concursos