Você já terminou seu dia de trabalho sentindo que não conseguiu realizar tudo o que estava na sua lista? Você começa com um plano, uma lista, uma meta… mas no final do dia, acha que sua lista de tarefas está ainda maior do que quando o dia começou? Então, este artigo é ideal para você. Separamos 9 dicas de produtividade no trabalho.

Ser produtivo no trabalho pode ser difícil. Gerenciar seu tempo de maneira que ele venha a contribuir com sua produtividade é fundamental, mas por vezes pode ser difícil saber por onde começar.

Dessa forma, a primeira entre as dicas de produtividade no trabalho é aprender como fazer uma gestão de tempo eficiente.

Não importa quem você é, você precisa saber como está gerenciando suas 24 horas.

Tente incorporar as dicas de produtividade no trabalho, listadas abaixo, para aumentar a eficiência em seu fluxo de tarefas e trabalhar de maneira mais inteligente!

9 dicas de produtividade no trabalho: boas práticas para “render” mais

1. Pare de tentar ser multitarefa

Em um mundo onde somos exigidos a realizar diversas funções e dominar variados conhecimentos, pode parecer estranho que alguém nos peça para parar de realizar mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Pode ser tentador querer cuidar de mais de uma tarefa de uma só vez, especialmente se elas parecem pequenas ou fáceis. Mas, isso simplesmente não funciona.

De acordo com o professor de neurociência Earl K. Miller, “a multitarefa não é humanamente possível”.

Estamos nos enganando quando dizemos que podemos conciliar, simultaneamente, telefonemas, apresentações e almoço.

Se você quer produzir mais e diminuir sua lista de tarefas no final do dia, concentre-se em executar uma tarefa por vez. Dessa forma, você acabará concluindo cada uma delas, mais rapidamente.

2. Faça pausas

Podemos pensar que trabalhar mais horas significa que estamos fazendo mais, mas não trabalhamos tão bem quando estamos cansados.

Estudos mostram que fazer pausas regulares ajuda na concentração e aumenta seu humor.

Faça uma caminhada de 5 minutos pelo escritório ou tire 15 minutos para um café no meio da tarde.

3. Defina pequenos objetivos

Às vezes, olhar para os nossos objetivos pode ser esmagador.

Ver um punhado de grandes projetos em nosso calendário pode ser estressante, mas se você dividir isso em tarefas menores, você vai ser capaz de controlar suas atividades e será muito mais produtivo.

Então, a terceira entre as dicas de produtividade no trabalho é: em vez de ter na sua lista a meta “terminar o projeto”, divida “o projeto” em todas as tarefas que serão necessárias.

Isso vai mantê-lo no caminho certo e vai fazer com que os projetos maiores pareçam menos assustadores.

4. Cuide das maiores tarefas quando estiver mais alerta

Todos nós às vezes deixamos de lado grandes metas porque não estamos confiantes de que conseguiremos concluí-las.

Quando chegarmos a elas, estamos muito cansados de nossos dias para dar a atenção necessária. É assim que os projetos acabam ocupando dias adicionais e fazendo parecer que a produtividade desapareceu.

Entender quando e como você trabalha melhor é fundamental para que esses grandes projetos sejam concluídos no prazo.

Não há um cronograma definido que funcione para todos. Se você for uma pessoa matutina, enfrente as grandes tarefas logo nas primeiras horas do seu dia.

5. Implemente a “regra dos dois minutos”

Aproveite ao máximo o seu tempo no trabalho, preenchendo essas pequenas janelas com tarefas reais.

De acordo com o empreendedor Steve Olenski, encontrar e concluir imediatamente tarefas que demoram 2 minutos ou menos economiza seu tempo.

Então, se levar menos de 2 minutos, faça isso agora.

O outro aspecto da regra dos 2 minutos é que qualquer objetivo ou hábito pode ser iniciado em menos de dois minutos.

Isso não significa que você poderá concluir todas as tarefas em 120 segundos, mas iniciar novas metas é o primeiro passo para realizá-las!

6. Defina prazos auto-impostos

Enquanto normalmente pensamos em estresse como algo ruim, um nível administrável de estresse auto-imposto pode realmente ser útil em termos de nos dar foco e nos ajudar a atingir nossas metas.

Para tarefas ou projetos, tente dar a si mesmo um prazo e depois atenha-se a ele.

Você pode se surpreender ao descobrir o quão concentrado e produtivo você pode estar quando estiver observando o relógio.

7. Minimize as interrupções

Mesmo breves interrupções, como responder a mensagem de um amigo, parecem produzir uma mudança no padrão de trabalho e uma queda correspondente na produtividade.

Minimizar as interrupções pode significar:

  • definir o horário de expediente para conversas;
  • manter a porta fechada;
  • colocar o celular no silencioso;
  • trabalhar em casa para projetos sensíveis ao tempo.

Nós elogiamos as pessoas que trabalham mais, em vez das pessoas que trabalham de maneira mais eficiente. Isso é um grande erro!

Então anote essa preciosa dica de produtividade no trabalho: se você sentir a necessidade de aumentar sua produtividade no trabalho, resista à tentação de adicionar horas ao seu expediente ou dedicar seu final de semana para isso.

8. Seja proativo, não reativo

Organizar seu dia em torno de chamadas telefônicas recebidas e e-mails só vai significar que você faz um ótimo trabalho ao apagar incêndios.

Reserve um tempo para responder aos e-mails, mas não deixe que eles determinem como será seu dia.

Tenha um plano no início de cada dia e depois faça o seu melhor para se manter fiel a ele.

9. Use a tecnologia a seu favor

Não importa qual é o seu negócio, você já imaginou não poder contar com a tecnologia para te ajudar?

Se você é manicure como espera que seus clientes agendem horário se você não tiver um número de Whatsapp?

Além de usar a internet para divulgar seu negócio, você pode usar os benefícios da transformação digital para otimizar o tempo que você gasta por exemplo:

Esperamos ter te ajudado com as dicas de produtividade no trabalho que listamos acima. Se você quer uma mãozinha, conheça o sistema de gestão gratuito da Zettle e simplifique a gestão do seu negócio.

Organize seus produtos, controle o estoque, administre sua equipe e muito mais, quando e onde precisar.

Ao iniciar seu negócio, seja ele qual for, você vai precisar de um sistema de gestão simplificado, que aumente sua produtividade no trabalho, e que agregue benefícios, como ter uma maquininha de cartão de crédito, por exemplo.

Converse com nossos especialistas por telefone para saber mais sobre nossos planos, conhecer outras dicas de produtividade no trabalho e sobre nossa maquininha de cartão.

Fonte: Zettle