O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se tornou muito popular entre os trabalhadores com carteira assinada nos últimos anos.

Desde que foi instituído, em 2019, essa modalidade tem conquistado cada vez mais adeptos, assim como a possibilidade de antecipar o saque-aniversário, que é uma modalidade de empréstimo em que o saldo do FGTS é usado como garantia.

Contudo, foram divulgadas recentemente notícias de que a modalidade do saque-aniversário pode acabar.

Logo, conheça a seguir por quais motivos a modalidade pode chegar ao fim e como realizar a antecipação do saque-aniversário antes do encerramento do saque.

O que é o Saque-Aniversário do FGTS?

O saque-aniversário é uma das formas de retirada do saldo do Fundo de Garantia, cujo montante só pode ser utilizado em ocasiões específicas.

A maior vantagem dessa modalidade é que permite a movimentação do saldo do FGTS mesmo estando empregado.

Logo, o saque-aniversário permite a retirada parcial do saldo do fundo, no mês de aniversário do trabalhador, o que justifica o nome da modalidade.

O valor disponibilizado para saque é proporcional ao saldo disponível em conta, conforme as alíquotas que são aplicadas na modalidade.

O que é e por que a Antecipação do Saque-Aniversário pode acabar?

A antecipação saque-aniversário é uma modalidade de empréstimo com garantia de FGTS  e só é liberado para quem aderiu ao saque-aniversário.

Atualmente, é possível antecipar até 10 parcelas do seu saldo do FGTS sem comprometer sua renda mensal, já que o desconto é feito anualmente, direto no Fundo de Garantia.

Apesar de oferecer vantagens, há uma grande possibilidade de que o saque-aniversário seja suspenso, assim como a antecipação do saque.

O ministro do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho, declarou que pretende interromper novas adesões da modalidade e propor o fim da mesma em uma reunião do conselho curador do fundo de garantia a ser realizada em março.

Marinho critica o saque-aniversário, afirmando que a opção acaba agravando a situação financeira dos brasileiros, pois, em caso de demissão sem justa causa, por exemplo, eles ficam sem a reserva de emergência que o fundo possibilita.

Até quando posso antecipar o saque-aniversário caso acabe?

O ministro declarou que irá debater a possibilidade de suspender o saque-aniversário na reunião com o conselho curador do Fundo de Garantia, prevista para o dia 21 de março de 2023.

Diante da insegurança, se você estiver contando com o saldo da sua antecipação para algum projeto, é aconselhável que faça a retirada do seu saldo do Fundo de Garantia o mais cedo possível para garantir o valor.

Quem pode antecipar o FGTS?

Trabalhadores com 18 anos ou mais que tenham saldo nas contas ativas ou inativas do FGTS e sejam optantes do saque-aniversário podem contratar a antecipação desse saque, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelas instituições financeiras que oferecem o crédito.

Até quantas parcelas posso Antecipar do Saque-Aniversário?

Atualmente, é possível antecipar até 10 parcelas anuais do seu saldo do FGTS sem desconto de parcelas em seu salário mensal, pois o desconto é realizado apenas uma vez ao ano, diretamente no seu saldo do FGTS.

Como fazer a Antecipação do Saque-Aniversário antes que acabe?

É possível antecipar o saque-aniversário totalmente online, através de aplicativos de bancos e fintechs, o que pode ser uma excelente alternativa, pois oferece praticidade e agilidade, tudo sem sair de casa.

Pesquise o banco ou instituição financeira desejada e verifique os requisitos exigidos. Ao escolhê-la, autorize a consulta do seu saldo junto ao aplicativo do FGTS, para que o banco possa simular sua contratação com precisão.

Dessa forma, você poderá contratar sua antecipação para concretizar aquele projeto que está na gaveta há tanto tempo.

Qual a melhor opção para contratar a antecipação do saque-aniversário?

Atualmente, várias instituições oferecem a antecipação do saque-aniversário com várias vantagens, como contratação direta e taxas de juros mais atrativas.

meutudo, fintech de crédito, oferece a contratação da antecipação do saque-aniversário totalmente online, segura e com recebimento do crédito em até um dia útil.

Você pode antecipar até 10 parcelas anuais do seu saldo do FGTS sem descontos mensais em seu salário.

Além disso, a meutudo oferece contratação prática, simples e totalmente segura, no site ou aplicativo, sem precisar sair de casa.

Através da meutudo, você conta com um atendimento personalizado de excelência, um aplicativo intuitivo para contratação e recebimento do saldo de forma rápida, em até um dia útil, sem necessidade da criação de uma nova conta bancária.

Contrate agora mesmo sua antecipação do saque-aniversário com a meutudo e realize o seu sonho utilizando seu saldo do FGTS.

Porque a antecipação do saque-aniversário é a melhor opção de crédito?

A antecipação do saque-aniversário é um tipo de empréstimo que permite sacar o saldo do FGTS que está parado e utilizar como quiser.

Esta é uma excelente opção de empréstimo para quem está inadimplente, pois não é necessária a análise do CPF junto aos birôs de crédito.

Além disso, a antecipação não compromete sua renda mensal, pois, como mencionamos, o desconto é apenas anual e diretamente no saldo do FGTS.

Também é possível optar pela modalidade e contratar a antecipação de forma totalmente online, o que traz bastante comodidade para o contratante.

Por isso, se você tem saldo no FGTS e quer sacar, aproveite enquanto ainda pode antecipar o saque-aniversário e retire parte do seu saldo!