Parceria foi anunciada hoje. Projeto-piloto já teve início em Fortaleza na última sexta-feira. A ideia é que até 30 de abril 100% todos os pedidos sejam feitos pelo Atestmed

Depois das novas regras para a realização da prova de vida dos beneficiários, o INSS anunciou que, a partir de agora, as agências dos Correios receberão os pedidos de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Para isso, fechou uma parceria com a ECT que visa proporcionar uma rede mais ampla de atendimento aos segurados.

Os testes da nova modalidade começaram com um projeto-piloto em Fortaleza no último dia 18. A ideia é expandir a novidade para todo o país até abril. Atualmente, o INSS conta com cerca de 1.600 agências no Brasil, enquanto os Correios têm aproximadamente 11 mil unidades, das quais quase sete mil são unidades próprias.

Pelo acordo firmado, funcionários dos Correios vão auxiliar os segurados a fazerem o requerimento do auxílio por meio do Atestmed — sistema que funciona dentro do site ou do aplicativo Meu INSS e que permite o envio de laudos e atestados médicos ou odontológicos digitalizados, para análise de um médico perito à distância, sem a necessidade de comparecer a uma perícia presencial numa unidade da Previdência Social.

Os empregados dos Correios vão receber e digitalizar a documentação do segurado para envio ao instituto.

A mudança faz parte da tentativa do INSS de ampliar a utilização do Atestmed. A expectativa do órgão é que, até 30 de abril, 100% dos benefícios por incapacidade sejam requeridos por meio desse sistema digital.

Fonte: Jornal O Globo
20 de março de 2024