Uma boa notícia para quem quer começar um novo negócio! O aplicativo Caixa Tem está liberando uma linha de crédito entre R$ 1.500 até R$ 4.500. A novidade está sendo disponibilizada pela Caixa Econômica Federal através do SIM Digital para pessoas físicas ou MEI (Microempreendedor Individual).

Veja como funciona

A pessoa física poderá usar o dinheiro para compra de um veículo para seu negócio, como por exemplo, bicicleta ou moto que possam ajudar no serviço de entregas.

Já o MEI pode utilizar a grana para investir na sua empresa, comprando materiais, ou investir no capital de giro da sua empresa.

Taxas de juros

Para quem for solicitar o empréstimo poderá ter um parcelamento mais favorável. No caso de pessoas físicas, o valor do empréstimo é fixado em R$ 1,500, com taxa de juros mensal a partir de 1,95% e prazo de pagamento de até 24 meses.

Nesse sentido, o empréstimo pode ser solicitado diretamente no aplicativo Caixa Tem.

A forma do MEI ter acesso ao SIM Digital é diferente da pessoa física. O MEI terá que se dirigir a uma agência da Caixa. Ele poderá solicitar um valor de até R$ 4.500 com taxas de juros de até 1,99%. O microempreendedor terá um prazo de 24 meses para pagar.

Para quem está negativado

Quem estiver negativado vai poder solicitar o empréstimo com valores entre R$ 1 mil e R$ 1.500.

Regras do empréstimo

Microempreendedor Individual

• A regra exige que o Microempreendedor Individual tenha 12 meses ou mais de atividade
  • Ter faturamento anual menor que R$ 81 mil
  • Ter menos de 3 mil reais em dívidas bancárias em 31/01/2022, excluindo financiamentos habitacionais e limites não utilizados
  • Possuir uma Conta Pessoa Jurídica Caixa
  • Ser aprovado na análise de crédito
  • Estar enquadrado nas regras do Empréstimo – Crédito Caixa Tem

O empréstimo para Microempreendedor Individual – MEI é solicitado nas agências da Caixa.

Empreendedor Pessoa Física
  • Pessoas Físicas que desejam iniciar ou melhorar seu negócio, inclusive beneficiários do Bolsa Família
  • Ter o cadastro atualizado no Caixa Tem
  • Possuir uma Poupança Caixa Tem
  • Ser aprovado na análise de crédito

A pessoa física pode solicitar o empréstimo diretamente pelo aplicativo sem precisar ir a uma agência bancária.

Como pedir o crédito?

As pessoas físicas podem contratar o empréstimo acessando o aplicativo Caixa Tem, após acessar, clicar na opção “Contratar Crédito Caixa Tem” e informar todos os dados solicitados.

O MEI não poderá fazer a contratação pelo aplicativo. Ele deverá ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar o pedido.

Veja o passo a passo para quem pode pedir o empréstimo pelo app

Para quem já tem conta no Caixa Tem:

Abra a loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store), digite “CAIXA Tem” na busca e verifique se há a opção de atualizar.

• Acesse o CAIXA Tem e atualize seu cadastro:
  • Informe seus dados pessoais como endereço, renda, profissão e patrimônio, não é necessário enviar os comprovantes.
  • Envie uma foto do seu documento de identidade (RG ou CNH).
  • Envie uma selfie (uma foto sua).

Para quem ainda não tem conta no Caixa Tem:

• Baixe o CAIXA Tem nas lojas de aplicativos Play Store ou App Store.
  • Abra gratuitamente sua Poupança CAIXA Tem utilizando o CAIXA Tem na opção “Cadastre-se e abra a sua conta”.
  • A CAIXA fará a análise de crédito em até 10 dias, após a abertura da sua Poupança CAIXA Tem.
  • Se o seu crédito for aprovado, você poderá solicitar o empréstimo na opção “Empréstimo – Crédito CAIXA Tem”.
  • Com o empréstimo contratado, o dinheiro será depositado diretamente na sua Poupança CAIXA Tem.
  • O pagamento das parcelas é debitado da sua Poupança CAIXA Tem.

Fontge: Jornal Contábil