No mesmo mês do ano passado, tinham sido criados 155.178 postos de trabalho

Segundo o Caged, o Brasil criou somente 84 mil vagas de emprego com carteira assinada no mês de janeiro.

Apesar do saldo positivo o número é quase a metade do registrado em janeiro do ano passado. Segundo o governo contratações na área da saúde durante a pandemia levaram a resultados positivos.

Porém comparado a dezembro de 2022, houve uma melhora, pois neste período foram fechados 440.669 postos de emprego.

O valor do salário médio aumentou em relação ao mês anterior, mas ficou abaixo de janeiro de 2022, a diferença na média salarial de homens e de mulheres foi mantida.

Setores

Quatro dos cinco setores monitorados criaram empregos formais em janeiro. As estatísticas foram lideradas pelos serviços com a abertura de 40.686 vagas.

Em seguida vem a construção civil com 38.965 vagas. Em terceiro lugar está a indústria (processamento, mineração e outros) com a criação de 34.023 empregos.

A agricultura aumentou o numero de empregos, onde foram criados 23.147 postos de trabalho. Só o comércio, pressionado pelo fechamento de vagas temporárias típicas do início do ano, extinguiu os empregos formais no mês passado, quando foram fechadas 53.524 vagas.

Mulheres ainda enfrentam desafios no mercado de trabalho

A desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho vem diminuindo, mas lentamente. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de economia da FGV, em uma década participação de mulheres em cargos de gerência subiu de 37,8% para 39,2%, ou seja, não foram nem dois pontos percentuais em 10 anos.

A diferença salarial diminuiu de forma mais substancial, mas ainda é grande, os homens recebem 23,4% a mais do que mulheres, em postos equivalentes.

O BNDS anunciou que vai implementar uma política para atingir a paridade entre homens e mulheres nos conselhos de administração e fiscais das empresas de Capital aberto em que o banco detém ações, como Petrobras e Eletrobras.