O governo federal aprovou o cronograma de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep para o ano de 2024, associado ao ano-base 2022, mantendo a vinculação ao mês de nascimento e ajustando o valor de acordo com o aumento do salário mínimo para os trabalhadores do setor privado e servidores públicos.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, aproximadamente 24,5 milhões de trabalhadores serão beneficiados, totalizando um montante de R$ 23,9 bilhões.

Os pagamentos serão distribuídos de acordo com a sequência do mês de nascimento do beneficiário, sendo aplicada a mesma regra tanto para trabalhadores privados (PIS) quanto para servidores públicos (Pasep). O período de distribuição ocorrerá de 15 de fevereiro a 15 de agosto, conforme o calendário completo abaixo.

A partir de 5 de fevereiro de 2024, os trabalhadores poderão verificar sua elegibilidade ao abono por meio da consulta disponível no portal gov.br ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Fonte: UOL Economia
29 de janeiro de 2024