Pelo aplicativo do Governo do Brasil, você tem acesso a informações de contratos e benefícios

A CTPS, ou a conhecida Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento essencial na vida da maioria dos brasileiros. Isso porque a mesma comprova as experiências profissionais e garante os direitos do trabalhador como aposentadoria, seguro-desemprego, FGTS e PIS.

Assim, se acompanharmos a evolução e a praticidade dos aplicativos de documentos, nos deparamos com várias opções, tanto para smartphones com sistema operacional Android quanto para iOS. Desde setembro de 2019, por exemplo, a Carteira de Trabalho se tornou exclusivamente digital, o que quer dizer que a mesma é válida para apresentação do documento do trabalhador. Dessa forma, é só abri-la no app e a mesma será válida. É bom lembrar que a carteira física não é mais emitida atualmente.

Hoje, o Mundo Conectado vai te mostrar através de um tutorial a como acessar sua Carteira de Trabalho Digital e seus dados/informações. Veja o passo a passo abaixo.

Consultando sua Carteira de Trabalho Digital

  • Primeiro, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store (Android) ou na App Store (iOS) e clique em Entrar.
  • Depois, entre no aplicativo com seu CPF e sua senha do site gov.br.
  • Na página de Ínicio, você pode ter acesso as últimas anotações no documento.
  • Já na guia Contratos, você consegue localizar as empresas nas quais você já trabalhou.
  • Enquanto na página de Enviar, você encontrará opções para salvar os dados da sua carteira e enviá-la para algum contato.
  • Por fim, na última guia, a de Benefícios, você pode consultar os auxílios que você tem direito.

Fonte: Mundo conectado