Reduzir gastos, diminuir o impacto ao meio ambiente, aumentar a competitividade de seu negócio e adotar medidas mais sustentáveis para a atuação da empresa. Estes são apenas alguns dos benefícios de trabalhar com uma gestora de energia. Fundada em abril de 1999, a AMEE Soluções e Gerenciamento de Energia Elétrica é uma das pioneiras no setor e foi criada por profissionais técnicos vindos de concessionárias como Light, Eletropaulo, CPFL e Bandeirante.

Conhecida como “AMEnergia”, a empresa atua nas frentes de Gestão e Tecnologia. Como gestora, a AMEE reúne e analisa todos os pontos de consumo do cliente e verifica se os dados da conta estão corretos, quanto e por que o custo aumentou ou diminuiu, qual a projeção de utilização para os próximos meses, previsão de orçamento, quanto cada unidade consumidora gastou individualmente, expectativa média de despesas, entre outros.

Para visualizar o tamanho dessa empreitada, a AMEE atende clientes com dezenas de milhares de pontos consumidores, como companhias e franquias de abrangência nacional, ou seja, empresas que possuem entre 30 e 40 mil contas de energia — ou mais. É para realizar essa tarefa hercúlea que entra a Tecnologia. A AMEE possui um sistema próprio e patenteado, o EASY (Gestão Integrada do Consumo de Energia). Trata-se de um software que reúne, analisa e processa os dados, transformando a informações em relatórios, gráficos e análises em um dashboard próprio, que o cliente também tem acesso.

A partir das informações coletadas e processadas pelo EASY, os técnicos da AMEE –profissionais especializados e embasados na legislação do setor elétrico — conseguem auditar e analisar minuciosamente os dados para verificar se a conta está vindo correta, se há discrepâncias ou se o cliente consegue reduzir o seu consumo. O EASY também consegue identificar se uma (ou algumas) das milhares de contas de energia não foi paga, e informa o cliente para a regularização dos débitos.

“Muitos pensam que esse trabalho é válido apenas para companhias grandes ou órgãos públicos, mas as pequenas e médias empresas também se beneficiam muito da gestão de energia elétrica”, conta Irapuã Puertas Costa, VP da AMEnergia Soluções e Gerenciamento de Energia Elétrica. “Um de nossos clientes é uma rede pequena de padarias com quatro unidades. Após algumas análises e ajustes, foi possível reduzir sua conta de energia pela metade, de meio milhão de reais para R$ 250 mil”, completa ele.

Segundo Costa, a correta interpretação dos componentes da fatura de energia permite aplicar até 32 oportunidades de redução dos custos. Quando as inconsistências nas faturas de energia vão além da necessidade de reduzir o consumo, como questões com contratos ou tributos, a AMEE aciona seu time jurídico — também especializado no setor — para lidar com esses pontos junto à concessionária de energia.

Hoje, a AMEE possui taxa de assertividade de 99,86% em seus dados e processam um volume de mais de 100 mil contas de energia mensalmente. “Nossa tecnologia atual tem capacidade para processar até 800 mil faturas por mês”, afirma Costa. “Mas estamos crescendo e preparados para esse crescimento. Nossa meta é chegar a um milhão de faturas/mês até o final de 2023”.

“O mercado está em plena transição energética e isso significa buscar cada vez mais por fontes de energia renovável, mas também colocar o cliente no centro da estratégia de negócio. Quando o consumidor entende o impacto real de cada ação tomada pela empresa que o atende, ele se sente empoderado e no comando de seus gastos: um ‘prossumidor’, ou um consumidor proativo. A atuação da AMEE é fundamental para essa transparência e para o equilíbrio na relação entre os clientes e as distribuidoras de energia”, finaliza o executivo.

Sobre a AMEnergia

A AMEE Soluções e Gerenciamento de Energia Elétrica é líder brasileira em gestão de energia e destaca-se por desenvolver e patentear seu próprio sistema informatizado para gerenciar, administrar e auditar os consumos de energia. A empresa conta com profissionais qualificados das áreas técnicas e jurídica para buscar, de forma ágil e com a utilização de tecnologia de ponta, todos os benefícios possíveis para a redução dos custos na fatura final, bem como ressarcimento por todos os valores pagos indevidamente nas faturas de energia elétrica.

Fonte: AMEnergia