O otimismo pode alavancar os seus resultados no trabalho. Saiba como explorá-lo.

Ser mais otimista no trabalho é imprescindível para a nossa qualidade de vida, afinal, passamos grande parte de nossas vidas trabalhando. Por isso, o ambiente precisa ser harmonioso e confortável, além de explorar sentimentos positivos e emoções que nos façam bem.

Todavia, nem sempre sentiremos aquela empolgação na hora de trabalhar, não é mesmo? E até aí tudo bem. O problema surge, no entanto, quando o otimismo se torna uma regra em nossa rotina. Por conta disso, nesse conteúdo você encontrará algumas dicas para explorar o seu otimismo no trabalho de forma mais efetiva. Vamos lá?

Como ser mais otimista no trabalho?

Lembre-se de que quando estamos falando de emoções e sentimentos, não existe uma “receita” pronta para seguir. Isto é, para ser mais otimista no trabalho, é preciso partir do seu autoconhecimento e do entendimento das suas emoções e sensações.

Dessa forma você conseguirá pôr em prática as nossas dicas, sempre respeitando quem você é e os seus limites. Afinal, para ser otimista, não basta “engolir” os pensamentos ruins, ok? É preciso, na realidade, saber equilibrá-los dentro de nós, uma vez que pensamentos ruins sempre existirão. O máximo que podemos fazer é manejá-los de forma mais equilibrada.

Quer saber como? Veja as sugestões abaixo:

1- Tente usar mais palavras positivas

Quando você sentir que o pessimismo no trabalho está muito intenso, tente reverter o jogo usando palavras mais positivas para lidar com determinada situação. Se algo está difícil e pesado, respire fundo e tente apontar ao menos um benefício daquela situação. Quando você treina a sua mente para pensar dessa forma, tudo flui com mais facilidade.

2- Reconheça os seus erros e analise as aprendizagens envolvidas

Reconhecer os seus erros também é um passo fundamental na busca do otimismo no trabalho. Afinal, quando negamos um erro (apenas por medo de assumi-lo), ficaremos com essa carga dentro de nós, sem absorver os benefícios que estão por trás de um equívoco. Por isso, assuma seus erros e tente sempre enxergar as aprendizagens envolvidas com esse processo.

3- Descubra o que você ame e busque trabalhar com isso

Saber o que você ama também é importante para ser mais otimista no trabalho. Isso faz parte do autoconhecimento que citamos anteriormente. Ao trabalhar com o que amamos, mesmo em dias mais “cinzas” a nossa mente ainda trabalhará de uma forma mais otimista.

Você já sabe o que ama? Então comece a trabalhar a sua mudança de carreira, caso ainda não esteja atuando com o que gosta.

4- Estabeleça metas pessoais e profissionais

As metas pessoais e profissionais também são importantes e fundamentais na hora de ser mais otimista no trabalho. São elas que nos dão motivação e força de vontade para vencer os desafios e buscar novas formas de crescer e atingir os nossos sonhos. Tenha um plano para você!

5- Permita-se falar sobre os seus sentimentos – a psicoterapia pode ajudar!

Nem sempre conseguiremos ser mais otimista no trabalho, e tudo bem. Somos seres humanos, com sentimentos, emoções, incertezas e medos. Portanto, volta e meia os pensamentos negativos irão assombrar a nossa mente.

Entendido isso, é importante que você se permita falar sobre os seus sentimentos e emoções, a fim de compreendê-los e administrá-los melhor. Aqui, a psicoterapia pode lhe ajudar. Pense nisso!

Fonte: Notícias Concursos