O Brasil chegou a impressionantes 2 milhões de consumidores beneficiados pela geração solar distribuída (GD). O número inclui consumidores residenciais, comerciais, além de rurais e industriais. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Após o mercado de sistemas fotovoltaicos atingir cerca de 1 milhão de consumidores, não demorou muito para que o número atual chegasse – 2 milhões. Isso se explica por uma série de fatores, entre elas o maior aproveitamento da energia elétrica e as contas mais baixas.

Atualmente, o consumo da geração solar distribuída (GD), apresenta-se da seguinte forma:

• Consumo residencial – 1,5 milhão de clientes;
  • Consumo comercial – 266 mil clientes;
  • Consumo rural – 190 mil clientes;
  • Consumo industrial – 38 mil industrias.

O estado que possui o maior número de consumidores é São Paulo, com cerca de 290 mil clientes. Minas Gerais é o segundo estado do ranking (276 mil), seguido por Rio Grande do Sul (268 mil) e Paraná (186 mil).

Sistema fotovoltaico sido benéfico para brasileiros

O segmento dos sistemas fotovoltaicos tem crescido cada vez mais nas residências brasileiras. O sistema, que é capaz de gerar energia elétrica a partir da radiação solar é composto basicamente pelo painel solar, controlador de carga, inversor e uma bateria.

No contexto atual, é uma ótima alternativa no que se diz respeito à demanda de eletricidade. Nos projetos residenciais, por exemplo, o sistema fotovoltaico não ocupa espaço útil. Geralmente são instalados nos telhados e em espaços não utilizados.

Além disso, o sistema permite adição de mais painéis solares, quando for necessária a ampliação da geração elétrica, contribuindo para a divisão da rede elétrica e a baixa manutenção.

Em termos de vida útil, a duração dos componentes é longa e a economia é, de fato, maior. Ainda que o custo de instalação seja elevado, a conta de energia, principalmente em empresas comerciais é consideravelmente efetivo.

Fonte: Canal Consulta Pública