A consultoria tributária desempenha um papel fundamental no mundo dos negócios, auxiliando empresas em questões relacionadas a impostos e legislação fiscal. No contexto do comércio eletrônico, essa forma de consultoria se torna ainda mais relevante, devido às particularidades e desafios que o ambiente digital apresenta no âmbito tributário.

O comércio eletrônico tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, proporcionando novas oportunidades de negócios para empreendedores em todo o mundo. No entanto, esse crescimento também trouxe consigo uma série de questões complexas relacionadas à tributação, pois as transações online muitas vezes envolvem compradores e vendedores localizados em diferentes jurisdições.

Neste contexto, a consultora fiscal e tributária da Escrilex Contabilidade, Carla Silveira, alerta os empreendedores do comércio eletrônico sobre o fator ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). O tributo tem natureza estadual, logo, a alíquota da cobrança será distinta em cada estado.

Segundo a especialista, as alíquotas variam de 17% a 22%, a depender da legislação vigente em cada estado. Este aspecto, em especial, irá incidir no principal obstáculo levantado por ela, a precificação para operações interestaduais que levam mercadorias ao consumidor final.

Em resumo, ao enviar mercadorias para outro estado, haverá duas cobranças do ICMS, sendo uma referente ao estado do qual o produto saiu e outro para o estado para qual ele se destina. O procedimento se torna uma dificuldade, na medida que envolve burocracia e custos adicionais.

Importância da consultoria tributária para o e-commerce

A necessidade de contar com os conhecimentos de um consultor tributário, torna-se evidente, na medida que o comércio eletrônico abrange uma ampla gama de áreas, desde a determinação correta dos impostos aplicáveis a cada venda até a conformidade com as obrigações fiscais específicas de cada país ou região.

Os profissionais especializados nesse campo estão familiarizados com a legislação tributária em vigor e podem auxiliar as empresas a entender e cumprir suas responsabilidades fiscais de maneira eficiente e precisa.

“A consultoria tributária, por meio de uma avaliação das operações realizadas pela empresa, busca a menor carga tributária sob a melhor aplicação da legislação vigente, para todos os Regimes de Tributação, seja no Simples Nacional, Lucro Presumido ou no Lucro Real”, diz Silveira.

Em resumo, a importância da consultoria tributária no e-commerce reside na sua capacidade de fornecer conhecimentos especializados e estratégias personalizadas para enfrentar os desafios tributários específicos do ambiente digital.

Ao trabalhar em estreita colaboração com consultores experientes, as empresas de comércio eletrônico podem se concentrar em suas operações principais, garantindo que sua estrutura tributária esteja adequada e otimizada.

Fonte: Jornal Contábil