O governo federal anunciou hoje, quinta-feira (25), que irá reduzir os impostos com o objetivo de diminuir o preço final dos carros populares em até 10,79%. Essa medida será aplicada aos veículos com valor final de até R$ 120 mil.

O desconto no preço final dos veículos levará em consideração o preço atual, a emissão de poluentes e o percentual de peças nacionais.

Veículos por menos de 60 mil reais

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que os veículos novos poderão voltar a custar menos de R$ 60 mil.

As medidas anunciadas pelo setor automotivo podem resultar no retorno dos carros populares novos a um preço inferior a R$ 60 mil.

Atualmente, no Brasil, o preço inicial de um carro zero, sem considerar as medidas anunciadas, é de aproximadamente R$ 68 mil, o que equivale a mais de 50 salários mínimos (atualmente em R$ 1.320,00).

O vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o desconto no preço final pode ser ainda maior, uma vez que o governo está estudando a possibilidade de permitir a venda direta de carros para pessoas físicas. Atualmente, a venda direta é restrita a empresas (CNPJs).