Negociações, que terminariam neste domingo (31), ficarão disponíveis até 20 de maio

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai prorrogar novamente o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas. O prazo, que terminaria neste domingo (31), será ampliado por mais 50 dias.

A segunda prorrogação do Desenrola será oficializada por meio de uma MP (medida provisória), prevista para ser publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (28).

As negociações para a faixa 1 –pessoas com renda de até dois salários mínimos (R$ 2.640) ou inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo)– por meio da plataforma oficial do programa ficarão disponíveis até o dia 20 de maio.

A informação sobre a ampliação da vigência do Desenrola foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pela Folha, antes de divulgação de comunicado do Ministério da Fazenda.

Lançado em julho do ano passado, o programa estava previsto para ser encerrado em 31 de dezembro de 2023. Em outubro, teve início a etapa voltada para a faixa 1. Cerca de um mês antes do fim do prazo, a Fazenda anunciou a primeira extensão do Desenrola, até 31 de março.

Com a medida, o governo tinha como objetivo impulsionar a adesão dos brasileiros ao programa, que passou a patinar depois do lançamento da fase voltada para as pessoas de renda mais baixa.

Segundo um integrante do governo, o principal desafio para o avanço da iniciativa estava ligado ao acesso das pessoas à plataforma.

Fonte: Jornal Folha de S.Paulo
28 de março de 2024