Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do IRPF 2025 até 30 de maio
A pouco mais de 24 horas do fim do prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2025, cerca de 9,4 milhões de contribuintes ainda não prestaram contas à Receita Federal. O Fisco espera receber 46,2 milhões de documentos até as 23h59 desta sexta-feira, data limite do prazo de entrega. Até a manhã desta quinta-feira, aproximadamente 36,9 milhões de declarações já haviam sido entregues, segundo a Receita. Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.
Segundo dados compartilhados pela Receita Federal, das declarações entregues, 34, 2 milhões são de documentos originais. O restante, cerca de 2,5 milhões, são retificações, declarações corrigidas pelo contribuinte após o envio da original por conter erros, também conhecidas como pendências de malha.
Dos contribuintes, 21,9 milhões têm imposto a restituir; 7,9 milhões a pagar e 6,9 milhões que não vão precisar pagar, mas também não devem receber restituição.
Também nesta sexta-feira será pago o primeiro lote de restituição. O maior da história, com mais de 6 milhões de pessoas contempladas. Estão presentes nessa primeira leva os grupos prioritários: idosos, deficientes, aqueles que têm o magistério como maior fonte de renda e quem fez a pré-preenchida e escolheu receber por Pix. Lembrando que o dinheiro entra automaticamente na conta cadastrada. O segundo lote sai dia 30 de junho.
Veja abaixo o calendário completo.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025
- Primeiro lote: 30 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 29 de agosto; e
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais e contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério têm prioridade. A Receita também vai priorizar a restituição de quem usar a declaração pré-preenchida e optar por receber a restituição por Pix.
Fonte: Jornal O Globo
29 de maio de 2025