O Exame de Suficiência é uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores.

Assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possibilita a atuação profissional do bacharel em Direito na advocacia, o Exame de Suficiência contábil aprova os candidatos para que eles possam atuar como contador.

Apenas após aprovado no Exame, os bacharéis em Ciências Contábeis passam a ser efetivamente contadores. Podem fazer a avaliação, alunos da faculdade de Ciências Contábeis, regularmente matriculados no último ano ou ainda estudantes que já finalizaram o curso de graduação.

Inscrições abertas

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já está com inscrições abertas desde segunda-feira. A prova será objetiva, de múltipla escolha, feita na modalidade presencial e ocorre no dia 23 de abril de 2023.

Dessa forma, os candidatos interessados já podem realizar a inscrição pelo site da Consulplan até às 16h do dia 16 de março, considerando o horário oficial de Brasília (DF). A taxa de inscrição custará R$ 70 e deve recolher, em guia própria, em favor do CFC.

Assim, os candidatos que solicitarem a isenção devem apresentar o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; a declaração de que atende à condição estabelecida no subitem 3.2, alíneas “a“ e “b“ do edital.