Pensando em amenizar o desconforto dos brasileiros em ter diversos documentos em mãos, o Governo Federal anunciou um novo modelo de Carteira de Identidade Nacional, também conhecida como RG Digital.

A intenção é trazer mais segurança e praticidade para os brasileiros, unindo os principais documentos em um só. A nova carteira deve ser emitida para todos os cidadãos. Veja mais a seguir!

Implementação do RG digital

No dia 23 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro assinou, durante cerimônia no Palácio do Planalto, um decreto que consta a criação da carteira nacional de identidade unificada em todo o território nacional.

A emissão do novo documento será gratuita e os institutos e órgãos de identificação terão até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às novas mudanças. Cabe salientar que o decreto assinado pelo presidente entrou em vigor no dia 1º de março.

Novo RG

O novo RG utilizará como número principal o do CPF, a intenção é centralizar os dados de identificação do cidadão em um único documento, uma vez que hoje em dia cada estado emite os seus próprios números de identificação.

Sendo assim, o novo documento será único em todo o país. Com relação ao designer, terá um tamanho reduzido e será emitido digitalmente ou em papel, trazendo mais mecanismos de comprovação de autenticidade como o QR Code.

Desta forma, a expectativa é que o novo RG digital reduza em o número de casos anuais de falsificação de documentos de identificação, estratégia muito utilizada na prática de crimes como estelionatos, fraudes bancárias, dentre outras.

A emissão do novo RG digital será gratuita, como mencionado, e a população também terá acesso ao documento por meio do portal Gov.br, plataforma de serviços concedidos pelo Governo Federal ao cidadão.

Quais documentos poderão ser unificados ao RG Digital?

• CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Motorista;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado Militar;
  • PIS/Pasep;
  • Cartão Nacional de Saúde.

Como emitir o RG Digital?

O documento poderá ser emitido por quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Ou seja, a nova carteira de identidade digital poderá ser solicitada por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Inicialmente, será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando:

• CPF;
  • Nome;
  • Filiação;
  • Data de nascimento;
  • Endereço de e-mail;
  • Número do telefone e senha de sua escolha.

Feito isso, basta finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Posteriormente as carteiras serão distribuídas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados e do DF.

Por fim, cabe salientar que o novo RG digital terá novos prazos de validade, sendo de 5 anos para quem tem até 12 anos de idade, de 10 anos para os cidadãos com 13 a 60 anos de idade e, prazo indeterminado para maiores de 60 anos.

Fonte: Notícias Concursos