Em tempos de crise financeira muitas pessoas tentam se desdobrar para conseguir uma renda extra, seja para conseguir manter as contas em dia, ou ainda para juntar valores para realizar algum sonho.

Nesse sentido, uma situação muito comum está atrelada aos trabalhadores que já estão em atividade e buscam mais uma atividade extra para conseguirem complementar a renda.

Para quem busca um segundo emprego, será que é possível manter os dois de carteira assinada? Ou será que no Brasil, é possível ter apenas um emprego de carteira assinada? Se você também tem essa dúvida, prepare-se para descobrir a resposta agora!

Posso ter dois empregos de carteira assinada?

Indo direto ao ponto, sim! Você pode ter dois empregos de carteira assinada. Na legislação trabalhista não há nenhum empecilho, quanto a ter duas atividades devidamente registradas.

Sendo assim, a exclusividade não é uma obrigação do trabalhador que tenha vínculo com seu empregador através do contrato de trabalho, ou seja, após o seu expediente, o trabalhador poderá normalmente se dirigir para outro trabalho.

A única exceção para essa regra é nos casos em que exista um pactuação de exclusividade expressa que deverá ser informada no contrato do trabalho.

Todavia, é importante discutir três pontos importantes quanto a possibilidade de ter dois trabalhos de carteira assinada, vejamos:

Cuidado com a jornada de trabalho

Com relação à jornada de trabalho, é importante destacar que é preciso se atentar ao horário a ser cumprido em cada um dos empregos, afinal, pode ser que as jornadas coincidam, o que poderá ser bem ruim para você.

Não se pode trabalhar na concorrência

Outro ponto fundamental é que o trabalhador não poderá assumir um novo emprego, caso a vaga em que queira ocupar seja de algum concorrente da empresa que você já trabalha.

Acesso a informações privilegiadas

Se o trabalhador exerce atividade tendo acesso a informações consideradas privilegiadas ou ainda segredos da empresa, não será possível ter dois empregos ao mesmo tempo.

Fonte: Jornal Contábil