A remuneração abrange uma gama mais abrangente do que o salário e engloba todos os valores que um funcionário obtém em virtude de seu desempenho ao longo de um período específico.

Ela constitui a soma do salário e de benefícios suplementares, como adicional noturno, adicional de insalubridade, horas extras, comissões e outros.

Em outras palavras, a compensação representa o montante total que o funcionário receberá pelo trabalho que realiza.

É crucial recordar que todos os adicionais aos quais ele tem direito devem estar definidos no contrato de trabalho.

Também é relevante observar que a compensação não está estritamente vinculada ao pagamento mensal, podendo variar conforme o acordo de trabalho estabelecido entre o empregador e o empregado, seja por tarefa, produção, carga horária, mensalidade, etc.

Da mesma forma que o salário, existem diversos tipos de compensação distintos, que tanto a empresa quanto os colaboradores precisam estar cientes para compreender os valores envolvidos na relação de trabalho. Abaixo estão alguns desses tipos:

Remuneração Funcional (Meritocrática)

Baseia-se em um plano de cargos e salários, onde os cargos têm atribuições e responsabilidades definidas, criando uma hierarquia salarial.

A remuneração é diretamente relacionada à posição hierárquica e responsabilidades. Quanto maior a responsabilidade, maior a remuneração.

Remuneração por Habilidade

Nesse modelo, a remuneração é baseada nas habilidades e competências dos funcionários em vez do cargo que ocupam.

Quanto mais qualificado e habilidoso o colaborador, maior será sua recompensa financeira.

Remuneração por Competência

Similar à remuneração por habilidade, esta considera as qualidades e conhecimentos dos colaboradores.

Mesmo dois funcionários com a mesma formação e cargo podem receber salários diferentes se um deles tiver habilidades ou competências específicas que agregam valor ao trabalho.

Remuneração Variável

Diferente do salário fixo, a remuneração variável permite que os funcionários recebam quantias diferentes com base no desempenho e nos resultados obtidos. Isso pode incluir bonificações, comissões, ou outros incentivos vinculados a metas alcançadas.

Comissão e Premiação

Neste modelo, os colaboradores recebem uma comissão com base em vendas ou metas atingidas. Além disso, prêmios financeiros ou físicos são concedidos quando certos objetivos são alcançados.

Salário Indireto

O salário indireto refere-se aos benefícios e vantagens oferecidos aos funcionários além do salário base. Isso pode incluir assistência médica, auxílio-alimentação, ajuda de custos para educação e transporte. Esses benefícios visam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores.

Participação Acionária

Esse modelo é geralmente aplicado em empresas de capital aberto, onde os colaboradores recebem ações ou cotas da empresa.

Isso os torna acionistas e lhes permite compartilhar nos lucros e no crescimento da organização, incentivando o alinhamento de interesses entre funcionários e a empresa.

Data: 11/10/23