Um novo golpe da Receita Federal vem sendo realizado, desta vez os criminosos estão mandando a cartas pelos correios para as casas das vítimas em potencial.

As correspondências enviadas vão com um título de “Intimação para regularização de dados cadastrais”. Para convencer e assustar as vítimas os criminosos alegam “malha fina” por inconsistência de dados bancários, mas na realidade tudo é um golpe.

O golpe é aplicado da seguinte forma: os criminosos mandam uma carta para vítima, como logo da Receita Federal, e neste documento há um link falso. Na realidade a quadrilha pretende roubar os dados fiscais e bancários das pessoas. A recomendação é ignorar a carta e não seguir com nenhuma das recomendações expressas.

Confira a carta falsa abaixo e veja na sequência alguma dicas para se proteger.

Para qualquer alteração deste tipo, o recomendado é acessar o  site oficial da Receita Federal e não qualquer outro link. Desconfie de qualquer endereço eletrônico diferente, mesmo que tenha o logo da Receita ou pareça ser seguro. Os criminosos estão cada vez mais especializados em aplicar este tipo de crime, por isso, todo cuidado é pouco.

Dicas para não cair em golpes similares da Receita Federal e outros:

Desconfie de cartas, mesmo que tenham logo do órgão, como o da Receita Federal;

• Qualquer atualização de cadastro deve ser feita pelos canais oficiais, por isso não passe dados por e-mail ou WhatsApp sem comprovar que de fato a comunicação é verdadeira;
  • Pesquise no Google se já não foi aplicado um golpe parecido ou situações similares;
  • Na dúvida não forneça qualquer dado pessoal;
  • Desconfie de mensagens que pedem atualização urgente ou então tenham erros de português;
  • Antes de realizar um procedimento, você pode também ligar para um canal oficial e verificar a informação;
  • Não transfira valores sem ter certeza da veracidade das informações;
  • Desconfie mesmo que pareça verdadeiro, os criminosos estão cada dias mais especializados em crimes similares;
  • A regra máxima é: desconfie e verifique sempre as informações;
  • Mesmo que a carta ou ligação pareça de órgão oficial, pode ser de uma quadrilha especializada;

Fonte: Notícias Concursos