No dia 24/10/2014 a Diretoria do SINDEAP/RJ realizou assembleia com os funcionários do Grupo Bureau Veritas do Brasil no Royal Macaé Palace Hotel – Av. Atlântica, 1624 – Praia dos Cavaleiros – Macaé – RJ; durante o horário de 11h30m às 14h00m horas, para deliberarem sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015.

Na oportunidade foram discutidos outros temas: 1) Campanha de Sindicalização; 2) Divulgação dos Benefícios Sociais oferecidos pelo Sindicato, 3) Assuntos gerais de interesse da categoria.

O encontro registrou a presença de 159 empregados, e foi presidido pelo Sr. Eduardo Barcelos com Sr. Carlos Alberto Martins secretariando. A proposta da empresa foi REPROVADA; sendo 131 contra, 19 a favor, 1 (um) nulo eabstenções.

Com esse resultado as empresas (Bureau Veritas e Tecnitas) terão que cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, firmada com o SESCON/RJ e reajustar os salários dos empregados pelo índice de 8% retroativo ao mês de agosto de 2014, além de aplicar as cláusulas, observando a irredutibilidade salarial, prevista em lei.

Declaração do Presidente: Foi um ano de negociações difíceis, tivemos muita cautela nas tratativas com os negociadores das empresas, senhores Rodrigo Berne, Carlos Alves e Carlos Barros; esses senhores usaram durante toda negociação premissas falsas. Como foi a afirmação que as empresas praticam meritocracia no mês de maio de cada ano e que o percentual de avaliação pode atingir 10%.

É inaceitável tirar do empregado que recebe acima de R$5.000,00 o benefício do reajuste salarial; a perda no período de agosto/2014 a fevereiro/2015, se comparado com a convenção ultrapassa R$4.000,00; na tabela salarial da empresa não existe isonomia salarial, temos diversos empregados na mesma função com salários diferentes; escala de revezamento sem o pagamento do feriado trabalhado em dobro. As empresas não pagam o piso salarial das categorias diferenciadas corretamente, como é o caso dos engenheiros e técnico de segurança do trabalho. Muitas coisas precisam ser revistas pelas empresas antes de se falar em novo acordo coletivo de trabalho.

Sabemos que agora teremos um segundo momento de algumas dificuldades com as empresas, no cumprimento da convenção e pagamentos das diferenças salariais, para isso, algumas providências já estão sendo tomadas pelo nosso jurídico.

Vamos agora comunicar o resultado da AGE ao Ministério do Trabalho e Emprego e  PETROBRÁS, tomadora dos serviços das empresas.

Clique aqui para ler a Ata da Assembleia Geral Extraordinária