Portal de Emprego

A nossa motivação para a implantação do Portal foi criar um local em que o trabalhador possa centralizar sua busca por emprego, sem precisar gastar com isso.

O Portal de Emprego é um serviço totalmente gratuito para todos os trabalhadores e empresas, destinado ao relacionamento profissional, onde o principal objetivo é a divulgação de vagas oferecidas pelas empresas e o cadastro dos currículos de candidatos interessados, agilizando o processo de seleção.

Como utilizá-lo

O Acesso será feito com um simples clik na figura “EMPREGADOS OPORTUNIDADES”, no canto superior direito desta página.

O Cadastro e a manutenção das informações serão de responsabilidade dos usuários (Trabalhadores e Empresas) que receberão uma senha no primeiro acesso ao Portal.

Como cadastrar currículum vitae

1º) passo – Cadastro: ícone – Empregos e Oportunidades – na 1ª tela que aparece já é para cadastro do currículo e senha para acesso – Após preenchimento, Salvar informações.

2º) passo –  Acesso a Informação : botão do lado direito no alto da tela para acessar vagas disponíveis, candidatar-se as vagas, editar currículo e verificar mensagens.

Como Cadastrar a Empresa e Vagas

1º) passo : página principal – ícone – Empregos e Oportunidades – clicar na opção área da empresa – Opção não sou cadastrado > Cadastrar a empresa > Salvar informações.

2º) passo : Clicar na opção área da empresa (lado direito no alto da tela) Opção Sou Cadastrado – colocar CNPJ e senha > na aba Vagas > botão Nova Vaga > Cadastrar a vaga  – Salvar informações.

3º) passo : O Sindicato enviará os currículos por e-mail para a empresa entrar em contato com o candidato para entrevistas.

4º) passo :  Após a entrevista, a empresa informará ao Sindicato qual candidato foi escolhido ou se há a necessidade de repetir o processo.

Armazenamento das Informações

As informações serão armazenadas com toda segurança e proteção dentro dos servidores utilizados pela empresa Menvie Software, parceira nesse projeto.




Muitas vezes esse é o primeiro contato com o empregador, portanto deve trazer informações importantes como experiências, habilidades, formação e objetivos.

Esses dados devem ser dispostos objetivamente e de forma concisa para que os selecionadores já façam a primeira triagem. Vale ressaltar que é essencial criar um e-mail profissional.

• A primeira informação no documento;

Os dados pessoais são essenciais: coloque nome completo, telefone para contato, email, endereço ou região que reside. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.

• Objetivo;

Importante colocar especificamente a área que deseja atuar. Se tiver como objetivo áreas diferentes, faça mais tipos de currículos para enviar de acordo com o anúncio da vaga.

• Transparência;

Coloque informações corretas sobre a sua formação, experiências ou idiomas. Lembrando que, os testes das próximas etapas do processo seletivo serão realizados de acordo com as informações prestadas. Evite situações desagradáveis.

• Experiência Profissional;

Sempre coloque do último emprego para o primeiro (ordem cronológica inversa). Coloque o nome da empresa, período que trabalhou, descrição do cargo e algumas atividades exercidas – dê preferência as mais importantes e relacionadas à vaga que está se candidatando.

• Informações sobre formação;

Especificar o nome da instituição e o curso realizado. Se relacionado à vaga, especifique a carga horária.

Idiomas;

Seja honesto, qualquer informação colocada no currículo sempre será checada. Se for fluente, diga que é fluente. Se for intermediário, coloque intermediário. Também mencione se estiver frequentando algum curso. Listar nomes dos certificados de proficiência da língua e intercâmbios culturais ajuda. Desculpas do tipo “meu inglês está enferrujado” ou  “com um curso de imersão, recupero meu espanhol” não funcionam e podem até irritar os entrevistadores.

• Nada de Marketing Pessoal;

Não é necessário colocar sobre pontualidade, dinamismo, bom relacionamento em equipe etc. Foque nas atividades exercidas nos empregos anteriores.

• Padronize o Documento;

Utilize todo o texto em uma só fonte (preferencialmente Arial ou Times New Roman) e Sublinhe ou utilize o Negrito nos títulos de cada tema.

• Atenção ao texto;

Utilize o revisor ou peça que alguém revise. Erros de gramática fazem perder pontos nos processos seletivos.

• Excesso de Informações;

O currículo ideal tem no máximo duas páginas. Foque nas informações mais importantes para o cargo que deseja.