O adicional de 25% sobre o benefício é concedido pelo INSS. Veja como receber o benefício

Os aposentados por incapacidade permanente que não conseguem realizar sozinhos as suas atividades diárias podem solicitar um adicional de 25% sobre o salário recebido junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Saiba quem poderá receber o benefício neste ano.

A princípio, o adicional de 25% sobre o benefício será liberado, de maneira exclusiva, aos segurados que recebem a aposentadoria por incapacidade, não sendo estendido a pensão por morte em caso de falecimento do beneficiário.

Mesmo que a pessoa receba o teto do INSS terá direito ao adicional, tendo o seu valor atualizado a cada ano conforme o reajuste do benefício. Caso o segurado volte a trabalhar a aposentadoria é cancelada automaticamente. Saiba mais sobre o adicional de 25% logo abaixo.

Quando o aposentado por invalidez pode receber o adicional de 25%?

Quando o mesmo sofrer de:

  • Cegueira total;
  • Perda de nove ou mais dedos das mãos;
  • Paralisia dos dois braços ou pernas;
  • Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
  • Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
  • Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
  • Doença que o deixa acamada;
  • Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Nos casos citados acima, o INSS irá conceder o adicional sem questionar.

Cabe enfatizar que a aposentadoria por invalidez é garantida quando o trabalhador vinculado ao INSS sofre algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura, que o impossibilite totalmente de trabalhar e garantir a sua subsistência.

Auxílio de R$606 também será pago

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem um novo auxílio de R$606 sendo pago neste início de 2022. Trata-se do auxílio-inclusão, benefício regularizado pelo Governo com o objetivo de ajudar aos cidadãos com deficiência que já receberam ou ainda recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A intenção é disponibilizar um abono de meio salário mínimo, ou seja, o valor de R$606 para esses beneficiários caso encontrem um emprego com carteira assinada. A iniciativa estar na Portaria Dirben/INSS Nº 949, de 18 de novembro de 2021.

Para quem for realizar a solicitação pelo aplicativo, basta:

  1. Baixar o aplicativo meu INSS e fazer o login na plataforma;
  2. Em seguida, você deve selecionar a opção “Novo Pedido”;
  3. Feito isso, digite o nome do serviço ou benefício que deseja ter acesso;
  4. Na tela vai aparecer uma lista, você deverá clicar na opção “serviço” ou “benefício”;
  5. Na sequência um texto aparecerá para que você leia. Depois de ler informe seus dados e clique em “avançar”.

Cabe salientar que o resultado do pedido pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo meu INSS, na opção “Consultar pedidos”. O INSS tem um prazo de 30 dias úteis para retornar com a resposta do pedido.

Fonte: Notícias concursos